Instituto Ame - Desenvolvimento pessoal e profissional Home O Instituto Destaques Serviços Treinamentos Eventos Contato Localização Faça seu login aqui
Abertura

Nadis / Chakras

  Nadis Os 7 Chakras Chakras - Budismo Tibetano O Budhismo
         

Nadis, canais energéticos

 

   
O Sistema Energético (sem o qual o nosso corpo físico não poderia existir) é essencialmente formado por três elementos fundamentais:
     

1.              Os nadis ou canais energéticos

2.              Os chakras ou centros energéticos

3.              Os corpos sutis ou corpos energéticos

   

Os canais energéticos mais importantes são:

1.              Sushumna - Nadi central, que passa pelo centro da coluna vertebral desde o chacra da coroa ao chacra da base. Em torno dele giram os outros dois canais. A força vital dentro do Sushumna torna-se muito poderosa quando as forças do Ida e do Pingala estão equilibradas. Quando a energia Kundalini é despertada sobre pelo canal Sushumna, passando por todos os chacras, até ao Sahasrara, ou chacra da coroa

2.              Ida - Do cóccix à narina esquerda. Veículo da energia lunar (calmante e refrescante. Feminino e canal da energia físico-emocional. Quando a energia flui ao longo do Ida, somos mais conscientes do nosso corpo físico. Não estamos no mundo do pensamento, mas sim do sentimento. Sentimos mais fortemente e sentimos emoções fortes.

3.              Pingala - Do cóccix até à narina direita. Veículo da energia solar (ardor e élan). Masculino e canal da energia intelectual-mental. Quando a energia flui ao longo do Pingala, estamos cientes da mente. Fazemos mais perguntas. Temos muita vontade de falar. Tendemos a argumentar e a raciocinar.

O Ida e o Pingala regem, ao nível físico, as respostas do sistema nervoso simpático e do parassimpático.

Os sete chacras principais são formados pelo encontro dos nadis Ida e Pingala entre si sobre o Sushumna.

Existe uma correlação muito curiosa entre os canais Ida, Pingala e Sushumna e o caduceu. .

Fonte: Mãos de Luz

 

 

Os Nadis - canais invisíveis para o fluxo de forças psíquicas.

SUSHUMNA

Também conhecido como canal de fogo ou Sarasvati, um dos rios sagrados da Índia, Sushumna assemelha-se a um dos principais meridianos da acupuntura, ao meridiano Vaso Governador que se ergue na extremidade do cóccix, percorre a parte central das costas, passando pela parte posterior da cabeça e terminando no lábio superior. Para os hindus, Sushumna faz seu caminho do vértice passando pelo interior da medula terminando por atingir a região sacra. O próprio Sushumna tem uma natureza trina, contendo forças mais sutis dispostas umas dentro das outras, sendo a mais interior delas, chitrini, de onde partem pedúnculos ou ramos que atravessam o corpo humano e vão terminar na parte anterior do corpo abrindo-se em forma de rosáceas, formando os chakras (Chakra é uma palavra sânscrita que significa "roda" também denominado "vórtice" não fisiológicos ou anatômicos do corpo humano). Os chakras também são denominados centros de força pelos ocidentais, por serem responsáveis por transformar e adaptar a energia aos órgãos e tecidos do corpo físico. Essa corrente é harmonizadora por natureza. Ainda em seu aspecto trino, a seguir de chitrini, vem vajra cuja natureza é ativada e vigorosa. E por fim o canal externo sushumna cuja tendência natural é voltada para a inércia e inatividade.

 

IDA

Também conhecido por chandra, a lua, ou o rio Ganges. Partindo da narina esquerda este nadi percorre as regiões cervical, dorsal e lombar do corpo humano, paralelamente à coluna vertebral até unir-se a Sushumna na região sacra.

 

PINGALA

Também conhecido como surya, o sol ou o rio Yamuna, Pingala parte da narina direita, percorre o mesmo caminho de Ida paralelamente à coluna vertebral até unir-se a Sushumna na região sacra.

 

Algumas autoridades no assunto declaram que os dois nadis, Ida e Pingala formam um padrão que envolve os chakras, outros porém, dizem que os chakras emergem das junções onde Ida e Pingala atravessam o Sushumna. Segundo os registros o Ida, à esquerda, e o Pingala, a direita enroscam-se em Sushumna como as duas serpentes se enroscam na caduceu do deus mensageiro Hermes.

Fonte: Índia Sabedoria

 

Os Chakras

Chakra, palavra sânscrita, que significa, literalmente, "roda da lei" ou "roda da vida ou da morte", pois são semelhantes a rodas.

Os desenhos esquemáticos dos hindus mostram os chakras como pequenos torvelinhos ou vórtices que localizam-se no corpo, englobados pela aura humana, através do qual nós recebemos, transmitimos e processamos as energias da vida. São também tidos como centros de força.

Cada chakra possui dois vórtices de energia, um na frente e outro atrás, localizados ao longo da coluna e conectados entre si.

Chakras - Budismo Tibetano O Budhismo

É uma conexão energética interior no fio central da coluna, que canaliza a energia da base da coluna (cóccix) até o ápice (1ª cervical), ou seja, do 1º para o 7º chakra. Os chakras da palma da mão e da planta dos pés completam o circuito de conexão fazendo a ligação, no caso do chakra da planta dos pés com a terra e da palma das mãos com a terra, com o céu e com tudo que está á nossa volta. O 4º chakra, o cardíaco, vórtice central do corpo humano, funciona como purificador de todas as energias que são direcionadas para cima, ou seja, para o céu – para o 7º chakra. A ativação ou dinamização deste circuito energético traz não só a saúde, mas também contribui para rejuvenescer o corpo.

    O corpo humano contém centenas de focos de concentração de energia.

 Há, contudo, conforme já explicitado, 7 centros de energia que são considerados  como centros maiores e mais importantes. Cada chakra é reconhecido no corpo como um foco de força-vida relativo às energias físicas, emocionais, mentais e espirituais. Os chakras formam uma rede através da qual corpo, mente e espírito interagem como um todo.

Os 7 chakras principais correspondem a aspectos específicos da nossa consciência e tem cada um as suas características e funções individuais. Eles tem conexão com uma das várias glândulas do sistema endócrino.

 

Temos que ter a capacidade de admitir, aceitar e integrar todos os níveis do nosso ser.

É muito importante compreender que os chakras são para a nossa consciência aberturas através das quais as forças emocionais, mentais e espirituais fluem na expressão física. São aberturas através das quais se introduzem os nossos sistemas de crenças e atitudes, criando a nossa estrutura corpo/mente. A energia criada pelas nossas emoções e atitudes mentais circula através dos chakras e é distribuída às nossas células, tecidos e órgãos. Compreender isto traz-nos um tremendo "insight" de como nós próprios afetamos o nosso corpo e mente, para melhor ou para pior.

Compreender os chakras e a sua interligação com a nossa consciência é compreender melhor a nós próprios. Esse entendimento torna-nos capazes de fazer nossas escolhas e tomar nossas decisões, com consciência e equilíbrio, em vez de sermos cegamente influenciados pelas forças dispersas da vida.

 "Conhece-te a ti mesmo!"

OS 7 CHAKRAS

 

1º CHAKRA = Raiz ou MULADHARA

Localiza-se em cima da base da coluna ou cóccix. A cor associada a este chakra é a vermelha (cor secundária, preto). O elemento a ele associado é a terra.

Rege o sistema locomotor, as glândulas endócrinas, rins, coluna espinal, cólon, pernas e ossos. Está associado a terra e a matéria, a vitalidade, a saciedade dos desejos, dar fundamento (bases), coordenação física e sobrevivência. Dá vitalidade ao corpo físico. É a força da vida, da sobrevivência, autopreservação e instintos.

As gemas e minerais associados a ele são o rubi, a granada, a hematita, o jaspe sanguíneo, a turmalina preta, a obsidiana, o quartzo fumado.

Alimentos que lhe são benéficos: as proteínas (carne e produtos lácteos não são recomendados), frutos vermelhos e vegetais.

Este chakra indica como qualidades e lições a aprender: assuntos relacionados ao mundo material, sucesso. O corpo físico, o domínio do corpo. Base (fundação), individualidade, estabilidade, segurança, imobilidade, tranquilidade, saúde, coragem, paciência.

Pode também manifestar como qualidades negativas, se a pessoa estiver funcionando numa baixa vibração, as seguintes características: egocentrismo, insegurança, violência, ganância, fúria; demasiada preocupação com a própria sobrevivência; tensão na coluna e prisão de ventre.

 

2º CHAKRA = do Baço ou SVADHISTHANA


Localiza-se logo acima dos órgãos reprodutores, acima do osso púbico. A cor associada a este chakra é a laranja. O elemento associado é a água.

Rege os órgãos reprodutores, ovários, testículos, próstata, genitais, baixo ventre, bexiga, vesícula. Está associado a sexualidade, criatividade, procriação, sensualidade, habilidade de sentir emoções, contentamento, assimilação dos alimentos, força física, vitalidade e sexualidade.

As gemas e minerais associados a ele são a turmalina, coral, calcite dourada, âmbar, citrino, topázio dourado, aventurina pêssego.

Alimentos que lhe são benéficos: líquidos, frutos e vegetais laranjas.

Este chakra indica como qualidades e lições a aprender: dar e receber, emoções, desejos, prazer, amor sexual / passional, movimento, assimilação de novas idéias, saúde, família, tolerância, abandono (entrega), trabalhar harmoniosa e criativamente com os outros.

Pode ainda manifestar como qualidades negativas, se a pessoa estiver funcionando numa baixa vibração, as seguintes características: exagerada indulgência com a comida ou sexo, dificuldades sexuais, confusão, ausência de objetivos, ciúme, inveja, desejo de possuir, impotência, problemas uterinos e/ou de bexiga.

 

3º CHAKRA = do Umbigo ou MANIPURA

Localiza-se em cima da boca do estômago (acima do umbigo e abaixo do osso esterno – peito). A cor associada a este chakra é o amarelo. O elemento a ele associado é o fogo.

Rege todos os órgãos localizados na barriga: fígado, vesícula biliar, pâncreas, supra-renais, músculos e estômago e ainda o sistema nervoso. Está associado ao poder. Dá a vitalidade, força para exprimir emoções e para ter integridade. Tem como função vitalizar o sistema nervoso simpático bem como os processos digestivos, o metabolismo e as emoções.

As gemas e minerais associados a ele são a citrina, o topázio dourado, o âmbar, o olho de tigre, a calcita dourada e o ouro. Os alimentos benéficos: os amidos, e as frutas ou vegetais amarelos.

Este chakra indica como qualidades e lições a aprender: vontade, poder pessoal, autoridade, energia, controle do desejo, autocontrole, brilho (esplendor), calor humano, despertar, transformação, humor, riso, imortalidade,

Pode ainda manifestar como qualidades negativas: tomar mais do que se pode assimilar ou usar, demasiado ênfase no poder e/ou identificação, fúria, medo, ódio, problemas digestivos.

 

4º CHAKRA = do Coração ou ANAHATA

Localiza-se no centro do tórax entre os mamilos (no meio do peito na área do osso esterno). A cor associada a este chakra é o verde (cor secundária, pirite). O elemento associado a ele é o ar.

Rege a glândula do timo, coração, sistema circulatório, braços, mãos, pulmões. Associado ao coração e ao amor abnegado pela transcendência do ego e do julgamento. As suas funções são amor e paz incondicional; dá a habilidade (capacidade) de amar a si próprio e aos outros incondicionalmente. Ancora, dá fundamento a força-vida do Eu Superior.

As gemas e minerais associados a ele são a esmeralda, turmalina verde e rosa, malaquita, jade verde, aventurina verde, crizoprásio, quartzo rosa, rubi. Os alimentos que lhe são benéficos são as frutas e vegetais verdes.

Este chakra indica como qualidades e lições a aprender: divino / incondicional amor. Perdão, compaixão, compreensão, equilíbrio, consciência de grupo, união com a vida. Aceitação, paz, abertura, harmonia, contentamento.

Pode manifestar, como qualidades negativas, se a pessoa estiver funcionando numa baixa vibração, as seguintes características: repressão do amor, instabilidade emocional, desequilíbrio, problemas de coração e circulação.

 

5º CHAKRA = da Garganta ou VISHUDHA

Localiza-se na garganta. A cor a ele associada é o azul turquesa. A elemento: o Akasha e o éter.

Rege a glândula tiróide, para-tiróide, hipotálamo, garganta, boca. Está associado ao mundo da comunicação, expressão, audição e todos os usos do som e da palavra. As suas funções incluem a criatividade, receptividade, habilidade para comunicar, discurso, som, vibração, comunicação.

As gemas e minerais associados a ele são a turquesa, a celestite, o topázio azul, a sodalite, o lápis lazuli, a agua marinha, a azurita e a ryanite. Os alimentos benéficos são: as frutas e vegetais azuis e púrpura.

Este chakra indica como qualidades e lições a aprender: poder da palavra falada, verdadeira comunicação, expressão criativa no discurso, na escrita, nas artes. Integração, paz, verdade, conhecimento, sabedoria, lealdade, honestidade, confiança, amabilidade, gentileza.

Pode manifestar como qualidades negativas, se a pessoa estiver funcionando numa baixa vibração, as seguintes características: problemas na comunicação e/ou discurso, excesso de uso insensato do conhecimento, ignorância, falta de discernimento, depressão e problemas da tiróide.

 

6º CHAKRA (3º OLHO) =Frontal ou AJNA

 

Localiza-se no centro da testa entre as sobrancelhas. É conhecido como 3º olho ou 3ª visão. A cor associada a este chakra é o azul índigo (azul escuro). O elemento associado é a luz.

Rege a glândula pituitária, o olho esquerdo, o nariz e orelhas. Está associado a telepatia, clarividência, intuição e desenvolvimento mental. Dá visão interior, intuição e a habilidade de se conhecer a si próprio. Vitaliza o baixo cérebro (cerebelo) e o sistema nervoso central. Responsável pela Visão.

As gemas e minerais associados a ele são o lápis lazuli, azurite, sodalite, cristal de quartzo puro, safira, turmalina. Os alimentos que lhe são benéficos são os da côr azul ou púrpura, frutas e vegetais.

Este chakra indica como qualidades e lições a aprender: realização da alma, intuição, "insight", imaginação; clarividência, concentração, paz de espírito; sabedoria, devoção, percepção para além da dualidade.

Pode manifestar como qualidades negativas, se a pessoa estiver funcionando numa baixa vibração, as seguintes características: falta de concentração, medo, cinismo, tensão, dor de cabeça, problemas nos olhos, pesadelos e demasiado deslocamento deste mundo.

 

7º CHAKRA = da Coroa (Coronário) ou SAHASRARA

 

Localiza-se no topo da cabeça, prolongando-se mais acima. É a abertura para a Consciência Universal. A cores associadas a este chakra são: violeta, lilás, roxo, branco, prateado ou dourado. Os elementos associado são os pensamentos e a vontade.

Rege a glândula Pineal, córtex cerebral, sistema nervoso central, olho direito. Vitaliza o cérebro superior (cerebrum). Está associado ao mundo espiritual e à ligação com o Divino.

As gemas e minerais associados a ele são a ametista, alexandrite, diamante, sugilite, fluorite púrpura, cristal de quartzo, selenita. Este chakra associa-se à idéia de jejum e também às frutas e vegetais de côr violeta e púrpura.

Indica como qualidades e lições a aprender: unificação do Eu Superior com a personalidade humana, união com o infinito, vontade espiritual, inspiração, unidade, sabedoria e compreensão divina. E ainda, idealismo, serviço voluntário (desinteressado), percepção além espaço e tempo e conformidade de consciência.

Pode manifestar como qualidades negativas, se a pessoa estiver funcionando numa baixa vibração, as seguintes características: falta de inspiração, confusão, depressão, alienação, hesitação em servir, senilidade.


Todo o nosso sistema corpo/mente está ligado a todos os níveis de consciência universal. Cada um de nós esta interligado e é uma parte holográfica do "TODO".

Ao abrirmo-nos para uma expressão maior do Amor, Sabedoria e Poder, nós damos esta dádiva a toda a criação. Cada pessoa, ao tornar-se total, humanitária a um nível coletivo, mais próxima se encontra do TODO.

Devemos nos lembrar disto e termos consciência da nossa responsabilidade individual para nós mesmos e para toda a humanidade que desperta.

O amor é parte de toda cura

                fonte:Budismo Tibetano e Wakter Cardin

 

Voltar 

 

 

 

contato@ameecure.com.br

Tel: (19) 3388-4463 / (19) 98228-1968

Copyright 2013 - todos direitos reservados

Twitter Linkedin Facebook Links Úteis Nosso Canal no Youtube Acompanhe-nos no Googçe+