Instituto Ame - Desenvolvimento pessoal e profissional Google PlusNosso Canal no YoutubeFacebookLinkedinTwitter Home O Instituto Destaques Serviços Treinamentos Eventos Contato Localização Faça seu login aqui
Abertura

Doshas

Ayurveda
   
V.I.P. Home
   
 

Os Doshas

Dosha é a caracterização do perfil biológico do indivíduo, de acordo com o Ayurveda.

Existem três doshas: VataPitta e Kapha, sendo que cada um apresenta suas determinadas características. Todas as pessoas possuem os três doshas, mas em proporções variadas. Eventualmente, há excesso ou carência de um dos três doshas, o que constitui um desequilíbrio, que pode originar uma disfunção ou doença.

O Ayurveda restabelece o equilíbio original dos doshas da pessoa por meio de dietas, práticas físicas, uso de plantas medicinais, meditação, Yoga e massagem.

 

Na Ayurveda

Em Ayurveda existem três princípios vitais - sistema tridosha, ou sejam três doshas – VataPitta e Kapha.

Cada um de nós é um ser unico e especial e poderá ter uma combinação dos três doshas, embora a maioria das pessoas tenha apenas um ou dois doshas predominantes e que determina o seu tipo.

Qualquer que seja a nossa constituição, é sempre possível atingir um estado de boa saúde, através de uma dieta equilibrada, um estilo de vida saudável e pensamento positivo .
O Sistema Ayurvédico de Saúde se organiza no sentido de manter aharmonia com a sua constituição, investindo na prevenção e na manutenção do seu bem estar.

Obs. Nos tópicos abaixo temos descrições de cada dosha separadamente e neles a descrição de um dosha puro. Como em nossa manifestação temos variadas proporções, a somatória do conjunto é que definirá o conjunto biótipo - Pakruti a partir do qual se começa um estudo sobre estabilidade e promoção da harmonia no que se denomina em Ayurveda, Vikruti.

 

Obs. Se você tiver mais de um dosha em evidência, ou seja, Bidosha, o mais forte será seu traço principal,

mas o segundo dosha também deve ser levado em consideração.

 

VATA
- ELEMENTOS - Ar e Éter

Vata
União de éter (espaço) e ar. Regula todo o movimento do corpo e da mente. Tudo o que se move, da molécula ao pensamento, o faz por causa de Vata. Sua função é colocar a energia em movimento e dar-lhe uma direção.

Está estreitamente relacionado a energia prânica da vida, governa todas as funções da vida.

Características: predomina após os 60 anos

Formado por ar e éter. Suas características são ser seco, leve e frio

Conduz aos outros doshas, é o primeiro a sair do equilíbrio o que origina as fases iniciais de mais da metade das doenças, do sutil, por isso seu equilíbrio é tão importante.

Controla todos os movimentos da mente e do corpo, incluindo a respiração, digestão, e de impulsos nervosos para o cérebro. Coloca a energia em movimento e a direciona.

Os indivíduos de Vata:

- São pessoas contagiantes, cheias de energia e entusiasmo. Não gostam do frio e são sujeitas a alterações de humor. Tendem a ter um corpo mais delgado, pouca musculatura, cabelos finos, pele seca (possíveis rachaduras), dificuldade de ganhar peso e eventualmente constipação intestinal..

Sintomas de desequilíbrio de Vata:

boca e olhos secos, tendência à constipação (prisão de ventre), insônia, nervosismo e ansiedade.

Saiba mais sobre o dosha VATA

TOP

PITTA

- ELEMENTOS - Fogo e Água

Pitta

Resultado de fogo (muito) e água (pouca). Regula a fome, a sede e todos os processos de transformação que ocorrem no corpo, como a digestão. Representa o metabolismo e a energia potencial, que dá brilho ao olhar. Sua função é gerar energia.

Regula a fome, a sede e todos os processos de transformação que ocorrem no corpo, como a digestão. Representa o metabolismo e a energia potencial, que dá brilho ao olhar. Sua função é gerar energia.

Características: predomina entre os 20 e 60 anos

Formado por fogo e água, suas características são quente, úmido, oleoso e leve

O dosha Pitta governa a digestão, a nutrição e o metabolismo.

Os indivíduos de Pita:

- Pessoas que tem o dosha PITTA predominante normalmente têm pele com verrugas ou sardas, suave, morna, mas facilmente irritável, além de oleosas
- São pessoas ativas e com boa conformação física. Têm tendência a serem nervosas e facilmente irritáveis. 
- Empreendedores, impacientes pela comida, têm tendência para os cabelos brancos precoces. Precisam de muito cuidado e atenção com o sistema cardiovascular, de flores e doces, gelados, de meditar e aceitar que não são insubstituíveis... Apaixonados, criticam e rejeitam muita coisa no mundo e vivem para organizar atividades e iniciativas.

Sintomas de desequilíbrio de Pita:

Tal como o fogo e a agua, são penetrantes, rápidos e fortes, e são muito mais encalorados que os outros doshas, por isso preferem climas mais frescos- estas são as pessoas que deixam as janelas abertas ou arregaçam as mangas mesmo no inverno !
São de confiança, determinados e têm a facilidade de focar a atenção e as suas energias de uma forma bem eficiente. Podem tambem ser competitivos, muito críticos e perfeccionistas, argumentativos e encolerizar-se facilmente .
Físicamente, têm uma musculatura elegante, com estrutura óssea e peso médios, um forte apetite e boa digestão.
A estação Pitta é a Primavera . Estão mais activos por volta do meio dia e a melhor hora para se deitarem é antes das dez da noite.

Para equilibrar Kapha:

 

Saiba mais sobre o dosha PITA

TOP

 

Kapha
– ELEMENTOS - Água e Terra

 

Kapha

Mistura terra e água. É a influência estabilizadora que lubrifica, mantém e contém. É o dosha responsável pelo acúmulo e gordura no corpo e retenção de líquidos. Sua função é regular a energia.

Características: predomina do nascimento até os 20 anos

Formado por água e terra, tem com características de ser úmido, pesado e frio

Os indivíduos de Kapha:predomina do nascimento até os 20 anos

- Costumam ser grandes e pesadas, podendo facilmente tender à obesidade.

- Deveriam comer menos e adicionar gengibre e pimenta preta à comida. Precisam de exercício, caminhadas constantes (por exemplo)

- Kapha é um dosha é lento, e indivíduos Kapha tendem a ster a digestão lenta. Eles também falam lentamente. São calmos e afetuosos, mas, quando estão fora de equilíbrio, podem se tornar teimosos e preguiçosos.

- Aprendem devagar, tem uma abordagem metódica, mas retem bem as informações e com uma boa compreensão.

- Kapha controla os tecidos umidos do corpo, portanto um desequilíbrio Kaha pode vir como uma constipação, alergias ou asma.

- Tempo umido e frio tende a agravar Kapha

Sintomas de desequilíbrio de Kapha:

Devido ao seu elemento terra, os Kapha transmitem segurança, e são o tipo de pessoas a quem recorremos quando precisamos de apoio ou um bom conselho. São leais, não mudam fácilmente de opinião e não têm qualquer problema em conservar as suas amizades. Intuitivos , o seu amor pela paz e estabilidade , são genuínos , e raramente pensam no passado.
Físicamente, os que têm Kapha como principal dosha, são robustos, bem constituídos. Possuem uma boa memória, voz calma e pausada . Com um bom apetite, mas digestão lenta ,são apreciadores de boa mesa e por isso têm facilidade em ganhar peso. Algumas vezes a apetência por alimentos doces ou salgados, levam à retenção de água no organismo. Adoram comer, preguiçar , e dormir longos sonos !
A estação ideal para os Kapha é o inverno, e princípio da primavera . A melhor fase do dia é do amanhecer até ao meio dia, e do fim da tarde até às dez da noite.

Para equilibrar Kapha:

- Procurar estímulo mental e físico, uma vez que beneficiam de mudança nos seus hábitos diários. Se têm um trabalho muito rotineiro, deve inserir alguma acção e variedade nos seus tempos livres, e conviver com amigos.
- Evitar dormir demasiado . Dormir com cobertores leves e se necessário acordar com o despertador...
-Comer várias vezes por dia. Como têm tendência para engordar fácilmente, este dosha necessita de combinar uma dieta apropriada com exercício físico.
- Como são bons desportistas, devem ser encorajados à prática de jogos com companheiros cheios de energia. Apreciem a dança, mas algo mais enérgico que um lenta valsa. E não esqueçam, o relaxamento é importante para todos, mas os períodos mais calmos são apenas uma parte do dia e não um estilo de vida!
Para uma carreira compatível , escolha um trabalho como enfermagem, construção civil, arqueologia, administração ou alimentação. Os Kapha não gostam de ser incomodados nem levados para além da sua zona de segurança.
As férias e fins de semana devem ser bastante activos. Escolham um clima quente e façam caminhadas ou passeios de bicicleta. Reservem apenas uns dias para a preguiça total, e passem a maioria do tempo a visitar novos lugares.
Estejam atentos ao facto da primavera ser a altura do ano mais vulnerável, podem apanhar fácilmente uma gripe ou constipações. Bebam bastante chá de gengibre e evitem alimentos salgados e ácidos.
A meditação é uma ajuda preciosa para manter a saúde, mas só a pratiquem nas horas do dia em que estão completamente despertos ..e apreciem um bom incenso.
Para desintoxicar o corpo recebam uma massagem completa, ou até uma massagem semanal que façam a si próprios, como uma massagem abdominal ou uma massagem indiana à cabeça.

Saiba mais sobre o dosha KAPHA

TOP

 

 

contato@ameecure.com.br

Tel: (19) 3388-4463 / (19) 98228-1968

Copyright 2013 - todos direitos reservados

Links Úteis